Como funciona o armazenamento solar?
30 março, 2022 por
Juliana Silva


Uma bateria solar pode ser uma adição importante ao seu sistema de energia solar. Ele ajuda a armazenar o excesso de eletricidade que você pode usar quando seus painéis solares não estão gerando energia suficiente.

Se você está procurando a resposta para “como funciona o armazenamento solar", este artigo explicará o que é e como funcionam com um sistema de energia solar e os benefícios gerais do uso de energia solar no armazenamento. 

O que é armazenamento de energia solar

O armazenamento de energia solar é considerado pelos especialistas do mercado como a solução para reduzir a restrição da geração de energia de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

A luz e o vento são fontes de energia intermitentes, ou seja, não estão disponíveis de forma constante, 24 horas por dia. Portanto, o armazenamento se torna essencial, isso se trata de aproveitar toda e qualquer energia gerada.

Como funciona

Os sistemas de armazenamentos de energia são tecnologias usadas para armazenar energia elétrica através de baterias de estado sólido, baterias de fluxo, rodas inerciais, ar comprimido, bombeamento de água e armazenamento térmico.


Esses sistemas são utilizados em regiões remotas sem acesso à rede elétrica, em equipamentos eletrônicos e também quando são necessários para suprir uma demanda de energia na rede.

A discrepância entre oferta e demanda de energia na rede acontece porque fontes renováveis como a eólica e solar não geram energia quando não há sol ou vento. É aí que entra o armazenamento.

Atualmente, a energia que usamos é distribuída em tempo real para atender os consumidores. Os sistemas de armazenamento proporcionam a flexibilidade de usar a energia elétrica que poderia ser perdida em outro momento.

Uso da energia armazenada


O armazenamento de energia é utilizada de algumas formas:


Centralizado: esse tipo de armazenamento tem o objetivo de substituir grandes usinas geradoras (gás ou diesel/óleo), que são acionadas em horários com maior demanda de energia.

Transmissão e distribuição: é realizado através da implantação de sistemas de armazenamento próximos à subestações, com a finalidade de estabilizar a rede elétrica.

Usinas renováveis: os sistemas de armazenamento são utilizados para suprir a intermitência de geração de energia eólica e solar.

Empresas e indústrias: o armazenamento ajuda as empresas e indústrias a reduzirem custos na conta de luz.

Residências: serve para consumidores residenciais em busca de mais autonomia da rede elétrica e melhor aproveitamento dos sistemas fotovoltaicos.

Formas de armazenamento

A melhor maneira de armazenar energia solar é por bateria. Devemos ter em mente três tipos de bateria: íons de lítio, níquel-cádmio e chumbo-ácido. Podemos assimilar as duas últimas com as baterias de automóveis. Já a de Lítio podem encontrá-la em celulares, tablets e carros elétricos. 



Bateria de Íons de Lítio

A bateria de íons de lítio é uma opção viável de como armazenar energia solar. Isso é possível porque opera de modo reativo com uma grande quantidade de energia em baterias cada vez menores e mais leves. Além disso, tem maior potência e durabilidade.

Bateria de Níquel-Cádmio


A bateria de níquel-cádmio também possui um valor muito elevado em comparação à sua vida útil. Ainda assim, ela é utilizada principalmente para o funcionamento de aparelhos como celulares e filmadoras, embora cumpra seu papel de armazenar energia fotovoltaica da mesma maneira.

Bateria de Chumbo-Ácido

É a mais utilizada em sistemas fotovoltaicos, a bateria de chumbo-ácido é composta por dois eletrodos, um de chumbo esponjoso e outro de dióxido de chumbo em pó. Porém, ainda que operem no armazenamento de energia solar, seu alto custo não condiz com sua vida útil.


Armazenagem de energia renovável é uma questão de prevenção, como falamos no início desta leitura é uma solução para reduzir a restrição da geração de energia de fontes renováveis. Apesar do Brasil ter um clima muito propício para geração de energia solar ou eólica, devemos sempre pensar em longo prazo e levando em consideração as mudanças de clima de cada região.


Compartilhe este post