Pós-venda: dicas para fidelizar seus clientes.
10 novembro, 2021 por
Pós-venda: dicas para fidelizar seus clientes.
Jefferson Tito


O pulo do gato para vender mais no mercado fotovoltaico é fidelizar seus clientes. Por isso, incentivamos os integradores a buscar mais conhecimento e dicas para fidelizar os clientes que já possui, isso é importante porque 50% das vendas são realizadas através de indicações de outros consumidores do produto.

É necessário considerar que após o fechamento de um projeto, seu cliente permanecerá com você por 25 anos ou mais. Portanto, é interessante ter bem estruturado o "customer experience" em seu atendimento, pois transmite mais confiança e satisfação ao comprador.

Veja agora 4 dicas infalíveis para fidelizar seus clientes;




1. Entenda e dê voz ao consumidor


Conhecê-lo é decisivo para entender suas expectativas e processos em relação à compra. Além disso, facilita no estudo e domínio de possíveis estratégias que você pode pôr em prática no seu negócio. 


Realize lives ou reuniões para aproximar ainda mais seus clientes através de sugestões, feedbacks ou até mesmo tomadas de decisões (por mais bobas que sejam).

2. Entregue mais que produtos


O consumidor não está em busca apenas de produtos, mas também de valores. 


Por exemplo, imagine um cliente que está tendo muitas dores de cabeça com energia elétrica e decide adquirir um sistema fotovoltaico, ele certamente não estará em busca apenas do sistema, mas também do conforto, sustentabilidade e segurança que trará para imóvel dele, e provavelmente, à família.


3. Monitore os números

As métricas são essenciais para que você saiba como está o andamento dos seus atendimentos. A obtenção desses números permitirá que você avalie com precisão a situação e processo atual do seu empreendimento.

Portanto, é crucial desenvolver metas que sejam realistas e que alcancem os objetivos da empresa. Com isso, você estará guiando seus funcionários e, principalmente, seus clientes. 


4. Ofereça o melhor atendimento


Dentre tantas coisas que contribuem para a fidelização de um cliente, o atendimento é um dos mais relevantes, pois é dele que surge o primeiro contato com o possível comprador. Ao disponibilizar um atendimento impecável, você gera propaganda através das indicações e ainda sai na frente de seus concorrentes.

"O que posso fazer para melhorar ainda mais o meu atendimento?"

Para obter um ótimo atendimento e fidelização inicie pela base:

  • Conheça seu público, as experiências, os hábitos e suas preferências;  

  • Faça uma linha de jornada do seu público;

  • Esteja nos mesmos canais que seu público;

  • Estude seus concorrentes;

  • Absorva os feedbacks bons e ruins.




Seguindo as nossas dicas você verá que fidelizar seus clientes não é um bicho de sete cabeças. É com um bom planejamento e estratégia que você conseguirá criar uma base fiel e duradoura com seus clientes e futuros compradores.

Fique ligado para mais dicas!
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